quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O álcool e as doenças mentais

Distúrbios mentais nos jovens
O chefe do Departamento Psicotécnico do Hospital Psiquiátrico de Luanda, Nuno Santos, avançou hoje, segunda-feira, em Luanda, que os casos de jovens com doenças mentais que ocorrem naquela unidade hospitalar, na sua maioria derivam do consumo excessivo de álcool e drogas.
 Sem avançar números precisos, Nuno Santos, que falava à Angop sobre a saúde mental, referiu que a Psiquiatria de Luanda tem recebido inclusive menores de 13 anos com problemas de drogas.
Segundo disse, actualmente, já não é novidade ou espanto receber pacientes com idade inferiores aos 18 anos, com distúrbios mentais causados por drogas e álcool.
Afirmou haver um forte trabalho de sensibilização junto da juventude, para que esta camada saiba dos perigos ou problemas de difícil solução que derivam do consumo excessivo de álcool.
Destacou o consumo de estupaficiente, vulgo liamba, o álcool e de uma droga denominada "crack" como a principal causa de internamento naquela unidade hospitalar.
“O Hospital trabalhou com uma associação que acompanha pessoas que usavam drogas e o testemunho que esta associação passou para nós é que há lugares em que com 10 kwanzas compra-se liamba”, lamentou o especialista.
Por outro lado, chamou a atenção de pessoas com parentes mergulhados nas drogas e álcool, no sentido de consultarem os especialistas para que de forma precoce se combata o vício.
Os termos transtorno, distúrbio e doença combinam-se aos termos mental, psíquico e psiquiátrico para descrever qualquer anormalidade, sofrimento ou comprometimento de ordem psicológica ou mental. Eles envolvem áreas como a psicologia, a filosofia, a psiquiatria e a neurologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário